MOTORES SUBMERSOS
Uma vez que o motor de popa foi submerso
em água doce ou salgada, ele deverá receber
tratamento dentro de três (3) horas desde sua recuperação.
Serviços imediatos podem minimizar o efeito corrosivo
que o ar possa ter sobre as superfícies polidas
da árvore de manivela, bielas e rolamentos internos
da cabeça de força.
IMPORTANTE: Se não
for possível dar partida ou funcionar o motor após
sua recuperação imediatamente, ele deverá
ser submerso novamente em água doce para evitar
a exposição à atmosfera.
Motor caiu do espelho de popa (não
funcionando)
- Desconecte os cabos da bateria na bateria.
- Remova a tampa do motor de popa e enxágüe
a cabeça de força com água doce e
limpa.
- Remova os cabos das velas e as velas
de ignição.
- Coloque o motor de popa na posição
horizontal (cabeçotes do cilindro para baixo).
Gire o volante lentamente no sentido horário para
expelir toda água para fora da cabeça de
força.
IMPORTANTE: Se o motor
de popa mostra evidência que areia ou sedimentação
pode ter entrado, NÃO tente dar partida no motor
de popa. Ele deverá ser desmontado e limpo.
- Desmonte todos os conectores elétricos.
Limpe os conectores e os terminais e trate com vaporização
de água. Aplique Graxa Dielétrica nos terminais
antes de montar novamente. Cubra todos terminais do solenóide
expostos e os terra do motor com Black Neoprene Dip.
- Limpe e inspecione todos conectores elétricos.
Substitua os componentes danificados ou corroídos
antes de retornar ao motor de popa para reparo. Os motores
de partida elétricos deverão ser desmontados,
limpos, lavados com água doce e tratados com vaporizador
de água antes da remontagem.
- Desconecte a mangueira de alimentação
de combustível do motor de popa. Drene e limpe
todas mangueiras de combustível e os tanques de
combustível.
- Desconecte a mangueira de alimentação
de óleo e a mangueira de retorno de óleo
do motor de popa. Drene e limpe todas mangueiras de óleo
e os conjuntos do tanque de óleo.
- Encha novamente o tanque de combustível com combustível
limpo e o tanque de óleo com óleo de injeção
Ficht Ram (ou equivalente).
- Prepare o sistema de óleo e o
de combustível. Certifique-se de que todas as mangueiras
de injeção de óleo estejam limpas
e cheias de óleo.
- Verifique se o sistema de combustível
de alta pressão não tem água. Lave,
conforme necessário.
- Substitua o combustível e os filtros
de óleo, conforme necessário.
- Instale novamente todas as peças
removidas e desconectadas.
- Funcione o motor de popa abaixo de 1500
RPM durante uma hora e meia.
Motor caiu do espelho de popa (em
funcionamento)
Siga os mesmos procedimentos de Motor Caiu
do espelho de popa (Não funcionando). Entretanto,
se existir qualquer emperramento quando o volante for
rotacionado, pode indicar uma biela danificada e nenhuma
tentativa deverá ser feita para iniciar o motor
de popa. A cabeça de força deverá
ser desmontada e reparada imediatamente.
Motor caiu fora do espelho de popa
(Em Água Salgada)
Siga os mesmos procedimentos de Motor Caiu
do espelho de popa (Não Funcionando) e do motor
que caiu do espelho de popa (em funcionamento). Desmonte
e limpe os motores de popa que foram submersos em água
salgada por longos períodos. Os componentes do
sistema elétrico deverão ser limpos e substituídos,
conforme necessário.
Submersão Prolongada (Água
Doce ou Salgada)
Os motores de popa que caíram
do espelho de popa e não foram recuperados imediatamente
deverão ser reparados dentro de três horas
da recuperação. Siga os mesmo procedimentos
usados para Motor que Caiu do espelho de popa (Não
funcionando) e Motor que Caiu do espelho de popa (não
funcionando).
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