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MOTORES SUBMERSOS

Uma vez que o motor de popa foi submerso em água doce ou salgada, ele deverá receber tratamento dentro de três (3) horas desde sua recuperação. Serviços imediatos podem minimizar o efeito corrosivo que o ar possa ter sobre as superfícies polidas da árvore de manivela, bielas e rolamentos internos da cabeça de força.

IMPORTANTE: Se não for possível dar partida ou funcionar o motor após sua recuperação imediatamente, ele deverá ser submerso novamente em água doce para evitar a exposição à atmosfera.

Motor caiu do espelho de popa (não funcionando)

- Desconecte os cabos da bateria na bateria.

- Remova a tampa do motor de popa e enxágüe a cabeça de força com água doce e limpa.

- Remova os cabos das velas e as velas de ignição.

- Coloque o motor de popa na posição horizontal (cabeçotes do cilindro para baixo). Gire o volante lentamente no sentido horário para expelir toda água para fora da cabeça de força.

IMPORTANTE: Se o motor de popa mostra evidência que areia ou sedimentação pode ter entrado, NÃO tente dar partida no motor de popa. Ele deverá ser desmontado e limpo.

- Desmonte todos os conectores elétricos. Limpe os conectores e os terminais e trate com vaporização de água. Aplique Graxa Dielétrica nos terminais antes de montar novamente. Cubra todos terminais do solenóide expostos e os terra do motor com Black Neoprene Dip.

- Limpe e inspecione todos conectores elétricos. Substitua os componentes danificados ou corroídos antes de retornar ao motor de popa para reparo. Os motores de partida elétricos deverão ser desmontados, limpos, lavados com água doce e tratados com vaporizador de água antes da remontagem.

- Desconecte a mangueira de alimentação de combustível do motor de popa. Drene e limpe todas mangueiras de combustível e os tanques de combustível.


- Desconecte a mangueira de alimentação de óleo e a mangueira de retorno de óleo do motor de popa. Drene e limpe todas mangueiras de óleo e os conjuntos do tanque de óleo.

- Encha novamente o tanque de combustível com combustível limpo e o tanque de óleo com óleo de injeção Ficht Ram (ou equivalente).

- Prepare o sistema de óleo e o de combustível. Certifique-se de que todas as mangueiras de injeção de óleo estejam limpas e cheias de óleo.

- Verifique se o sistema de combustível de alta pressão não tem água. Lave, conforme necessário.

- Substitua o combustível e os filtros de óleo, conforme necessário.

- Instale novamente todas as peças removidas e desconectadas.

- Funcione o motor de popa abaixo de 1500 RPM durante uma hora e meia.

Motor caiu do espelho de popa (em funcionamento)

Siga os mesmos procedimentos de Motor Caiu do espelho de popa (Não funcionando). Entretanto, se existir qualquer emperramento quando o volante for rotacionado, pode indicar uma biela danificada e nenhuma tentativa deverá ser feita para iniciar o motor de popa. A cabeça de força deverá ser desmontada e reparada imediatamente.

Motor caiu fora do espelho de popa (Em Água Salgada)

Siga os mesmos procedimentos de Motor Caiu do espelho de popa (Não Funcionando) e do motor que caiu do espelho de popa (em funcionamento). Desmonte e limpe os motores de popa que foram submersos em água salgada por longos períodos. Os componentes do sistema elétrico deverão ser limpos e substituídos, conforme necessário.

Submersão Prolongada (Água Doce ou Salgada)

Os motores de popa que caíram do espelho de popa e não foram recuperados imediatamente deverão ser reparados dentro de três horas da recuperação. Siga os mesmo procedimentos usados para Motor que Caiu do espelho de popa (Não funcionando) e Motor que Caiu do espelho de popa (não funcionando).

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