Home  
Quem Somos  
Marinas / Garagens Naúticas / Links  
Fale Conosco  
 


GASOLINA 2

O maior problema da gasolina está na mistura com o álcool e nem tanto na octanagem como se pensa... Há pouco tempo atrás a proporção era de 22%, passando à 24% e hoje está em 25%, ou seja, cada vez pior para uso náutico, sendo que no caso dos automóveis, não tem tanto problema, pois "são fabricados para aceitar esta mistura" e mesmo assim vemos alguns carros parados com problemas de corrosão nos bicos injetores e bomba de combustivel.
Para ajudar, o álcool mistura facilmente com a água condensada no tanque e quando a embarcação está numa região (mar ou repressa) de grande umidade, o problema é mais evidente ainda.

Nos motores náuticos é aceitavel gasolina com 87 octanas, no máximo 10% de etanol (álcool etílico anidro) e 5% de metanol. Além da mistura com álcool a gasolina pode vir "batizada" com solventes!

A gasolina Podium tem 95 octanas contra 87 da comum ou aditivada, só que a Podium também contén 25% de álcool. É sem duvida uma gasolina melhor, mas não evita os problemas de corrosão.

Enquanto não temos uma gasolina específica para uso náutico, passaremos algumas dicas:

- Não utilizar gasolina com mais de 30 (trinta) dias parada e nem misturar gasolina nova com a velha (mais de 30 dias) como é comum vermos por aí.

- Utilizar gasolina sempre de posto com bandeira conhecida (cuidado que alguns postos foram descredenciados e utilizam cores e logotipos parecidos ). Procure informação na marina sobre qual posto eles aconselham!

- Procure utilizar com frequência a embarcação ou então peça ao marinheiro que coloque-a na água e ande pelo menos 10 minutos em rotação média (3500 a 3800 RPM'S) a cada 15 (quinze dias), isto evitará problemas futuros, pois somente fazendo o funcionamento no seco (pátio da marina) durante a semana não é suficiente para evitar problemas. O funcionamento semanal ajuda a evitar a corrosão nas partes internas do motor, mas não evita problemas nas mangueiras, filtros, agulha do carburador, bomba de combustível, etc... (problemas que infelizmente são ocasionados devido aos solventes).

- Você pode também utilizar um tanque pequeno (10 litros) com combustível novo e fazer uma ligação com conectotres para deixar o tanque principal vazio. Funcione o motor na marina somente com este tanque pequeno para evitar ter que remover constantemente o combustivel do tanque principal e consequentemente desperdiçá-lo. (CONSULTE-NOS SOBRE ESTE PROCEDIMENTO, POIS EXIJE ALGUNS CUIDADOS).

voltar

 
     
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .