GASOLINA 2
O maior problema da gasolina está
na mistura com o álcool e nem tanto na octanagem
como se pensa... Há pouco tempo atrás a
proporção era de 22%, passando à
24% e hoje está em 25%, ou seja, cada vez pior
para uso náutico, sendo que no caso dos automóveis,
não tem tanto problema, pois "são fabricados
para aceitar esta mistura" e mesmo assim vemos alguns
carros parados com problemas de corrosão nos bicos
injetores e bomba de combustivel.
Para ajudar, o álcool mistura facilmente com a
água condensada no tanque e quando a embarcação
está numa região (mar ou repressa) de grande
umidade, o problema é mais evidente ainda.
Nos motores náuticos é aceitavel gasolina
com 87 octanas, no máximo 10% de etanol (álcool
etílico anidro) e 5% de metanol. Além da
mistura com álcool a gasolina pode vir "batizada"
com solventes!
A gasolina Podium tem 95 octanas contra 87 da comum ou
aditivada, só que a Podium também contén
25% de álcool. É sem duvida uma gasolina
melhor, mas não evita os problemas de corrosão.
Enquanto não temos uma gasolina específica
para uso náutico, passaremos algumas dicas:
- Não utilizar gasolina com mais de 30 (trinta)
dias parada e nem misturar gasolina nova com a velha (mais
de 30 dias) como é comum vermos por aí.
- Utilizar gasolina sempre de posto com bandeira conhecida
(cuidado que alguns postos foram descredenciados e utilizam
cores e logotipos parecidos ). Procure informação
na marina sobre qual posto eles aconselham!
- Procure utilizar com frequência a embarcação
ou então peça ao marinheiro que coloque-a
na água e ande pelo menos 10 minutos em rotação
média (3500 a 3800 RPM'S) a cada 15 (quinze dias),
isto evitará problemas futuros, pois somente fazendo
o funcionamento no seco (pátio da marina) durante
a semana não é suficiente para evitar problemas.
O funcionamento semanal ajuda a evitar a corrosão
nas partes internas do motor, mas não evita problemas
nas mangueiras, filtros, agulha do carburador, bomba de
combustível, etc... (problemas que infelizmente
são ocasionados devido aos solventes).
- Você pode também utilizar um tanque pequeno
(10 litros) com combustível novo e fazer uma ligação
com conectotres para deixar o tanque principal vazio.
Funcione o motor na marina somente com este tanque pequeno
para evitar ter que remover constantemente o combustivel
do tanque principal e consequentemente desperdiçá-lo.
(CONSULTE-NOS SOBRE ESTE PROCEDIMENTO, POIS EXIJE
ALGUNS CUIDADOS).
voltar