Home  
Quem Somos  
Marinas / Garagens Naúticas / Links  
Fale Conosco  
 


SISTEMA DE ARREFECIMENTO

COMPONENTES

GERAL
O sistema de arrefecimento para cada motor de popa depende da pressão da bomba de água e é controlada pelo termostato e pela operação da válvula de pressão.

Admissão e Bomba de Água

Admissão de água externa montada na caixa de engrenagem coleta a água e deverá alimentar o lado de entrada da bomba de água com uma alimentação de água irrestrita e arejada. A água é retirada pela bomba de água através de um orifício na chapa inferior do conjunto da bomba de água. Toda água de arrefecimento para a cabeça de força é fornecida pela bomba de água.

- Uma cunha de nylon (chaveta da turbina) é usada para engatar a bucha da turbina e eixo de transmissão.

- A carcaça de nylon da turbina revestida em aço inoxidável deverá vedar contra a placa separadora em aço inoxidável da bomba de água.

- A bomba opera como uma bomba centrífuga em BAIXA rotação (baixo de 1500 RPM) e como uma bomba de deslocamento em rotação MAIS ALTA.]

- A chapa do fundo DEVERÁ vedar a caixa de engrenagens.

IMPORTANTE: O fluxo de água restrito ou inadequado através do motor de popa reduz o desempenho do sistema de arrefecimento e pode levar a danos sérios na cabeça de força.

Válvulas de Alívio da Pressão

As válvulas de alívio da pressão são usadas para controlar o fluxo de água e a temperatura operacional em velocidades mais altas (acima de 1800RPM). As válvulas de pressão ativam ou “Assento da Sangria” conforme a pressão da água aumenta. A tensão da mola é usada para ajustar a pressão de “sangria”.

Superaquecimento: Válvulas defeituosas ou restritas resultam em superaquecimento na ALTA ROTAÇÃO.

Superesfriamento: Entulhos podem evitar que as válvulas se fechem completamente.


Termostatos

Os termostatos são usados para controlar o fluxo de água e a temperatura operacional nas rotações mais baixas (inferior 1800 RPM).

Superaquecimento: Termostatos defeituosos ou restritos resultam em superaquecimento na BAIXA ROTAÇÃO.

Superesfriamento: Entulhos podem evitar que os termostatos se fechem completamente.


voltar

 
     
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .